Casamentos

Várzea Paulista, SP

Jacke & Fabio

Você é Rico? O que é riqueza para você? Dinheiro? Posses? Mas não é de bens materiais que hoje venho falar, a riqueza está em nossas vidas de muitas formas e eu conheci um casal muito rico! Ricos em amor e carinho, ricos em ter uma linda família, ricos em serem rodeados de grandes amigos, ricos em espiritualidade, ricos em tudo o que faz o nosso coração bater!
Hoje venho falar sobre o casamento de Jacke e Fábio!


Conheci primeiramente o Fabio em um casamento em Mogi das Cruzes na qual trabalhamos juntos pela primeira vez, ele como o DJ da festa e eu como Fotógrafo, bom, nem preciso falar muito mas o trabalho do Fabio no dia foi incrível, se o DJ manda bem, vocês já podem imaginar como que as fotos da balada podem sair! Depois deste casamento comecei a indicar o Fabio para minhas noivas, e claro que todas elas amaram o trabalho dele! Foi assim que minha amizade com ele começou!


Pouco tempo depois ele me chama para um churrasco na casa dele para conhecer alguns fornecedores de casamento da região e fechar algumas parcerias, e para minha surpresa adivinha o que ele anunciou? O casamento deles! Claro que não ia perder essa oportunidade, ele mal havia me contado os detalhes e eu já tinha topado fotografar esse grande dia!


Foi nesse dia também que tive a oportunidade de conhecer sua linda esposa, a Jacke, uma moça meiga, cheia de sonhos, muito prestativa, e mãe da filhinha deles, a Yasmim! Poucas são minhas palavras para descrever tantas qualidades dessa moça! Depois desse dia comecei a conhecer os detalhes do casamento deles!


Adivinha com quem eu mais falava sobre o casamento? Claro, a Jacke! Todos os detalhes, tin tin por tin tin, conversávamos, ela me falava da decoração Shabby Chic em tons pastéis, do vestido da calda longa e renda, das inspirações em sereias, do mar e de tudo o que ela sonhava para esse dia, da cerimonia, e o que me chamou a atenção foi a religião deles que até pouco tempo eu não sabia, eles são Umbandistas!
Em quatro anos de trabalho eu ainda não havia registrado nenhum cerimonial tradicional Umbandista, pois eles não são comuns fora de suas casas de Umbanda, e claro que logo fui aprendendo todos os detalhes para quando chegasse o grande dia eu soubesse como seria, para quem está acostumado com cerimoniais católicos, evangélicos e ecumênicos, fotografar um cerimonial umbandista é bem diferente! Aqui nesse post vocês vão conhecer muitos dos detalhes que eu conheci!


Chegando o grande dia, estávamos torcendo para que fizesse aquele sol maravilhoso, meio que ameaçou chover, mas não é que o tempo cooperou conosco? Fez um dia maravilhoso e todos pudemos aproveitar ao máximo esse grande dia!


A decoração exibia tons pasteis das flores em meio aos móveis rústicos de madeira, detalhes como doces em forma de conchas, topo do bolo com a família do casal e a noiva sendo uma sereia, aromatizadores como lembrancinhas, e na entrada do salão três bonecas russas, que estavam exatamente vestidas como eles, em todos os detalhes.


A Cerimonia foi realizada pela Casa D.E.U.S. na qual Jacke e Fabio participam, de longe, da porta da Sala da Noiva, pude ver eles se acomodando no Congá (local onde é realizado o cerimonial umbandista), enquanto registrava a preparação da Jacke. Eu não podia perder a oportunidade de conversar com eles antes de começar o cerimonial, logo fui e conheci a Sonia, a líder deles na qual muito prestativa tirou alguns minutos para me explicar como era dirigido o cerimonial.


Quando aos poucos, vindo do Congá, começamos a ouvir as primeiras notas de batuque dos atabaques que anunciavam o inicio da cerimonia, nesse momento a emoção tomava conta da Sala da Noiva, pois em instantes um lindo casamento começaria. Todos ali, como forma de coral, harmoniosos, cantavam louvores para Iemanja (orixá da Jacke) e Ogun (orixá do Fabio) de forma muito respeitosa e como se chamassem eles para aquele lugar.


Com a presença convidada de Pena Roxa, Ogun e Iemanja dava-se inicio ao rito do cerimonial.
De primeiro foram chamados os padrinhos ao centro do Congá, fazendo o cumprimento de ligação ao Pena Roxa, logo após, descalços, entraram sozinhos um a um, o Fabio que em seu pescoço tinha sua guia de seu orixá Ogun, vermelha, logo após a Mimi (Yasmim) filha do casal, que vinha com um lindo sorriso de criança arrebatando os corações que ela viam, e ao som de uma canção com inspiração concebida enquanto ela pintava uma imagem de Nãnã, cantada na voz daquela que um dia apresentou eles um para o outro, Marina a irmã do Fábio, entra a noiva Jacke, em sua beleza de noiva exibia traços muito parecidos de uma sereia, inspirados sutilmente na imagem de Iemanja, trazendo consigo um buquê de Lírios, nesse momento toda atenção era voltada para o corredor enquanto ela entrava, chegando ao encontro de seu amado foi recebida com um espontâneo e simbólico gesto de proteção, um beijo na testa e ali ficaram parados, por poucos segundos, sentindo o acolhimento um do outro.


Jacke entrega seu buqué para sua mãe, que ao lado direito completava a primeira fileira da corrente mediúnica que cercava o congá, com esse gesto, a mãe de Jacke, sorrindo se destacava entre as pessoas todas trajadas de branco.


Cada um ali rodeando Congá consigo carregavam colares, todos muito coloridos, chamadas de Guias, e em suas testas faixas coloridas representando seus orixás, todos ali estavam reunidos pelo bem daquele matrimônio, com muita fé e carinho em seus corações.


Jacke e Fabio, envoltos em um laço de três cores, azul representando Iemanja, Vermelho representando Ogun, e branco representando Oxalá, ouviam de Pena Roxa que dava sequencia ao rito do cerimonial proferindo em baixo tom palavras de orientação e respeito ao casal, ensinando muito sobre casamento, família e fé, quando é anunciado a entrada das alianças, que vinham carregadas, delicadamente em segurança dentro de uma concha, sutilmente colocada no centro desabrochado de uma rosa clara nas palmas abertas, envolta de um rosário, das mãos da Vó Chiquinha (Tia Avó de consideração do casal), que à suaves passos vinha corredor à frente, fitada pelos atentos olhares das pessoas ali na nave em pé, as alianças são entregues à Pena Roxa que as entrega aos noivos.


O cerimonial ainda seguia de mais ritos simbólicos, como a óstia, a água e o vinho, na representação da comunhão e participação do corpo de Cristo, que logo após participarem juntamente com seus padrinhos, os noivos e padrinhos, com suas mãos precisamente colocadas em seus ombros e carregando uma vela acesa, guiaram os noivos até Iemaja e Ogun, que emocionados, Jacke e Fabio, recebem bençãos de seus orixás, em sequencia Pena Roxa toma posse das velas e do laço que os enrolava, amarra as velas e logo após as apaga, que depois de cumprimentar ele com um abraço, recebem os cumprimentos ali de seus padrinhos e dos familiares mais próximos, e se despedem de seus orixás com canções à eles dirigidas, e o Cerimonial deles assim termina.


Ao sair do cerimonial, a primeira coisa que se via era Jacke e Fabio recebendo dezenas de abraços e sorrisos de seus tão estimados convidados, compostos de amigos, familiares e companheiros da Casa D.E.U.S., cada um em seu jeito especial de demonstrar todo seu carinho e afeto aos recém-casados.
Nossa sessão de fotos foi rápida e divertida, reunimos os padrinhos e familiares para algumas fotos especiais para o casal.


Mas o que chamou mesmo a atenção foi a dança deles, ensaiada uma noite antes do casamento! Uma valsa seguida da dança do filme tão conhecido da Disney, a Bela e a Fera, nesse momento Jacke e Fabio se soltam rodeados dos olhares surpresos dos convidados, enquanto dançavam de forma à interpretar a Bela e a Fera, como num filme, como num sonho!


Sonho esse que tive o prazer imenso de registrar com minha fotografia, de dedicar essas palavras e as imagens que vocês poderão ver, sei que imagens dizem muito mais que palavras, mas dado a merecedora ocasião do acontecimento de um sonho que há 19 anos era esperado, merecia toda a nossa paixão!
Meus sinceros desejos de felicidade, amor e companheirismo ao casal e à todos os envolvidos e convidados meus cumprimentos!


Abraços do Alison! :D


-----------------------------------------------
GOSTOU DESSE POST? DEIXE SEU COMENTÁRIO, VAMOS AMAR LER E RESPONDER UM POR UM!
E não esqueça de deixar o seu curtir pra gente!
-----------------------------------------------


STAFF:
Espaço: Chácara Gregos e Romanos
Decoração & Buffet: DeLucca
Cerimonial: Casa D.E.U.S.
Assessoria: Keli Cristina
Fotografias do Casamento: Alison Luiz
Pre-Wedding: Vanessa
Doces finos: Fátima, Leia Bastos, Matará Bastos, Bianca Morgon
DJ & Iluminação: Evento Center
Bonecas Russas: Ateliê da Luaa
Música do Post e que foi entrada da Noiva: Inspiração: Cordeiro de Nanã, Composição: Mateus Aleluia, Arranjo: Jéssica Nunes, Alexandre Monteiro