A Cultura do Preto
Faaaaala Foto-friends! :)
Tudo bom com vocês?
E aí, o que você trajou no seu ultimo evento? Hm deixa eu adivinhar, calça e camisa social preta? rs quero neste post colocar meu ponto de vista quanto ao uso de roupa preta para trabalhar em eventos, algo que há tempos que queria falar...
DE ONDE SURGIU?
Já reparou que não somente Fotógrafos, mas também vídeo-makers, assessoras e outros profissionais também usam preto? O preto não somente como cor, mas como uniforme, com certeza vendo exemplo de outros profissionais que conhecem ou viram trabalhar... "mas de onde surgiu essa cultura de se usar preto em um casamento?" Olha eu sinceramente não sei, pois em uma escola de fotografia, você aprende a fotografar e não como se deve trajar... por isso menciono como cultura, por que segundo o dicionário Cultura é "conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social.".
OBRIGAÇÃO, NECESSIDADE OU CULTURA
A não ser que sua cliente te exija em contrato assinado que você DEVE estar no evento dela trajado de social preto, aí sim vira uma obrigação profissional que você esteja no evento dela trajado de preto, mas como isso, pelo menos para mim em 5 anos de profissão nunca aconteceu, é mais do que provado que estar de preto em um evento não é uma obrigação, é uma cultura.
Agora me diga, qual a necessidade de se estar trajado de preto? Aí você me diz, "Alison é melhor de preto por que é mais discreto", desde quando preto é discreto? Mais uma vez fui consultar o dicionário e estava lá, DISCRETO: "que se comporta de maneira comedida, prudente; reservado, circunspecto, que não chama atenção, que não dá à vista", amiguinho, você acha mesmo que você em um casamento todo trajado de preto, com uma ou duas câmeras na mão que parece uma metralhadora, um tripé, slider, drone, não vai ser notado??? kkkkkk Não! Você não é transparente, na verdade você que está trabalhando em um evento é mais alvo de olhares que os próprios convidados da festa, sabia?
Comportamento & Traje sim são questões de descrição.
Agora analisemos o seguinte ponto, quando algo é bom para uma pessoa as demais que a seguem tendem a copiar seus costumes e comportamentos, da mesma forma é o traje preto. Arrisco acreditar que profissionais que se trajam assim copiaram o exemplo de outros profissionais na qual seguem, mas atenção, não estou falando que usar preto é errado, estou apenas questionando o uso geral de preto como comportamento coletivo, e esse comportamento coletivo vira uma cultura, a que todo fotografo usa preto (eu também uso).
QUEBRANDO COSTUMES
Quando seu cliente ou noiva, te contrata, o mesmo não necessariamente está querendo que você esteja de preto no casamento, até por que estar de preto, de social em todo santo evento não combina, imagina você, trabalhando de preto em um casamento na praia, debaixo do sol forte, é questão de inteligência saber que algo está errado, depois de muito suar em casamentos vestido de preto, me toquei o seguinte, por que devo estar de preto em todos os casamentos?
Vamos raciocinar, quando a noiva conversa com você por exemplo, ela fala que achou suas fotos lindas, que você é um ótimo profissional, ela não está te falando que achou lindo o fato de você se vestir de preto... ela se interessou no seu produto, olhar, serviço!
Então, resolvi mudar um pouquinho, temos tantas opções nessa vida para se vestir, mas a gente se atem à se vestir de uma forma em todos os eventos, olha pra mim eu disse chega! Então, deixei a cultura do preto de lado, e comecei a pesquisar novas possibilidades de trajes a se usar para trabalhar em um evento.
O QUE VOCÊ VESTE DIZ MUITO QUEM VOCÊ É
As pessoas se identificam com você muitas das vezes pelo que você veste, se está mais formal, ou mais descolado, ou mais fino, enfim, o que você veste, sua aparência é o seu cartão de visita, por que não então mostrar quem você no que você veste, e as pessoas vão se conectar com você assim também!
Olha o que usei nos últimos eventos:

Eu com Rose & Musta, bege com marsala, casamento com detalhes em Marsala, resolvi usar uma gravata marsala.

Eu e meus queridos Kaique & Andressa, ganhei até presente rs, cinza com suspensório marrom e gravata borboleta, casamento de dia
Bom, as opções são muitas, é possível se vestir discretamente de muitas formas e ser quem você realmente é no dia do casamento, acredito ser original muito importante afinal as pessoas buscam isso hoje em dia uns nos outros, ninguém gosta de coisas engessadas e clichês, nem mesmo na fotografia.
Imagina um casamento na praia, geralmente o pessoal vai com roupa branca, bege, areia, tons pastéis, por que o sol é muito forte as vezes sem contar com os dias abafados, meu amigo tú vai derreter se estiver de preto rs
Eu acredito que o traje deve acompanhar a ocasião, por exemplo, casamento de dia, algo mais light, sem preto, em chácara então, a não ser que seja um evento fino, à rigor, você não precisa ir parecendo um lorde de preto, rs. Praia para mim pede tons pastéis, "mas Alison a camera preta vai chamar muito a atenção!" seja feliz amigo(a), todo mundo sabe que você é o fotografo ou video-maker e que vai estar com equipamentos! Casamento em Buffet, dependendo do estilo do buffet, horário, aí sim exige um traje mais formal, um terno seria legal, o preto pode ser considerado, um colete manda muito bem também!
Enfim, vista-se como a ocasião pede, mostre-se às pessoas ao seu redor que você é igual à elas e que elas podem ficar a vontade na sua presença e principalmente, ficarem à vontade para serem registradas por vocês! Eu já senti a diferença e tenho certeza que se você testar vai sentir também!
Desejo sucesso à todo mundo! o/
Se você curtiu, tem algo para acrescentar, deixa aqui em baixo seu comentário e vamos compartilhar nossas experiências!!
Deus abençoe a todos!
ABRAÇOS DO ALISON!!! :)
#compartilhe